OBS: ESTA POSTAGEM NÃO ESTÁ CONCLUIDA AINDA...
I N T R O D U Ç Ã O
O presente trabalho com o tema de Edificio de Escritório Bancario, refere-se ao projecto final de Licenciatura do curso de Arquitectura, desenvolvido pelos estudantes do 5º ano.Segundo a historia a terminologia banco antevêem do termo BANCA, que surgiu a muitos anos atrás em Roma. Definida inicialmente como o conjunto de pessoas que trabalhavam para o mesmo fim, o seu principal rendimento era o pagamento de tributo e que foi se desenvolvendo ate chegar ao conceito de banco dos nossos dias qua é um estabelecimento ou sociedade mercantil de crédito que tem por objectivo principal receber depósitos de dinheiro em conta-corrente, aplicar capital, realizar empréstimos, efectuar cobranças, operar em câmbios, etc.
De um modo geral, Angola vive um momento impar na sua economia, por tal ja é notorio o aparecimento de um numero consideravel de banco, que na maioria dos casos ainda não posuem infraestruturas dignas de bancos. No nosso país existem ja um numero de bancos tais como:
Banco Africano de Investimentos (BAI) , Banco Espírito Santo Angola (BESA) , Banco do Comércio e Indústria (BCI) , Banco de Poupança e Crédito (BPC) , Banco de Privado Atlântico (BPA) , Banco Internacional de Crédito (BIC) , Banco Regional do Keve (BRK) , Banco de Fomento Angola (BFA) , Banco de Desenvlvimento Angolano (BDA) e Banco Angolano de Negócios e Comercio (BANC) .
O B J E C T I V O E MOTIVAÇÃO
Este trabalho tem como objectivo primário dotar os estudantes do curso de Arquitectura do 5ºano na capacidade de análise e sensibilidade críativa tendo em conta ambientes que interferem de forma decisiva na modelagem e no uso do espaço, trazendo desta maneira um conceito bem definido de projecção e Sustentabilidade.
Trataremos da acção projectual do edificio “Banco Bory”, visto que é um projecto complexo, tendo em conta as caracteristicas da obra, trazendo desta maneira um conceito bem definido de projectação.
O tema foi escolhido a próposito da actual conjuntura do pais, uma vez que o pais caminha para uma nova era e com a intenção de reieducar a população e dotar-lhes de uma cultura bancaria, urge a necessidade de se criar instituições que servem de orgãos reguladores para a economia do paÍs. Apresentar ao Município do Rangel um novo icone, capaz de lançar a Zona à nivel dos grandes "chamarizes" a nível da cidade.
L O C A L I Z A Ç Ã O
Situado na Rua do Senado da Camara, Distrito urbano do Rangel, provincia de Luanda, do maravilhoso país de Angola.
Rangel é um dos Distritos Urbano que constituem a área urbana da cidade de Luanda, tem uma superficie de 6,2 km² e cerca de 261 mil habitantes.
Limita a Oeste com o Distrito da Ingombota, a Norte com o município do Sambizanga, a Este o município do Cazenga e a Sul com os Distrito de Kilamba Kiaxi e Maianga. É constituído pelas comunas do Rangel, Marçal e Terra Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário